Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
ROCHA, Rhaíssa Sheri Freire de Souza e SILVA, Edileuza Fernandes. Conselho de classe: espaço-tempo de formação docente em escola militarizada. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10994. Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10994.
No bojo da expansão da militarização de escolas públicas, o governo do Distrito Federal aderiu ao projeto em 2019, compartilhando a gestão de escolas com forças militares. Essa proposta tem gerado debates efervescentes, especialmente no que concerne à atividade docente e à organização do trabalho pedagógico. Este artigo objetivou discutir o conselho de classe como espaço-tempo de organização do trabalho pedagógico e de formação docente em uma escola pública militarizada do Distrito Federal. Os dados do estudo foram produzidos por meio de: análise documental; observação de reuniões de conselho de classe; entrevista semiestruturada com professores, coordenadora pedagógica e gestor disciplinar; e grupo de discussão com estudantes. Verificou-se que o conselho de classe se constitui colegiado integrante da gestão democrática e tem relevante papel na formação docente, podendo fomentar reflexões acerca de questões relacionadas aos princípios e práticas de uma escola militarizada.
Palavras-chave : conselho de classe; formação docente; avaliação; militarização escolar..