SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Ritos como processo formativo e pedagógico: desafio de educação na Guiné-BissauO processo de formação de professores/as de Educação Física e a Política de Assistência Estudantil: estado do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

PARENTE, Thomás Augusto  e  IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. O uso das tecnologias em um curso de extensão sobre voleibol: avaliação pelos participantes. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11371.  Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11371.

Com o objetivo de avaliar o curso de extensão híbrido “Voleibol, ensino & Pedagogia do Esporte” no que diz respeito à sua estrutura e organização e à relação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, 33 concluintes do curso responderam a um questionário com questões fechadas, em escala do tipo Likert, e dissertativas, caracterizando o estudo como de metodologia mista, sobre quatro tópicos que remetem ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação ao longo do processo: a) infraestrutura; b) materiais; c) avaliações; e d) perfil do formador. A maioria dos itens analisados ao longo da escala recebeu avaliações positivas e satisfatórias, sendo poucos aqueles com avaliações insatisfatórias, o que pode indicar que o curso de extensão atendeu à proposta prevista. Além disso, entende-se que cursos híbridos, que aliam as Tecnologias da Informação e Comunicação com aulas práticas presenciais, são uma alternativa viável para a formação complementar em Educação Física tanto para graduandos/as como para profissionais.

Palavras-chave : formação complementar; curso de extensão; Educação Física; Tecnologia da Informação e Comunicação..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )