SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8O processo de formação de professores/as de Educação Física e a Política de Assistência Estudantil: estado do conhecimentoLiteratura afro-brasileira na Educação Infantil: desafios à formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

SOUZA, Amanda Rodrigues de; OLIVEIRA, Ana Paula Santos de  e  RANGNI, Rosemeire de Araújo. Altas capacidades e as lives do YouTube® no período da pandemia: uma revisão sistemática. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10014.  Epub 18-Jul-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10014.

As lives tornaram-se muito populares no período pandêmico, com numerosos convites para transmissões sobre os mais diversos temas, inclusive, sobre as altas capacidades, fazendo com que o interesse acadêmico se voltasse para esse novo formato de evento. Desse modo, este artigo se propõe a apresentar o que foi transmitido em lives sobre as altas capacidades durante o período da pandemia (2020-2022), no YouTube®, por meio de pesquisa sistemática. Os resultados encontrados foram 22 vídeos relacionados a temas mais introdutórios às altas capacidades e outras abordagens, como a parentalidade; a aceleração; a matemática; as altas capacidades e o autismo; e a sobre-excitabilidade. Conclui-se que, apesar de temas mais introdutórios às altas capacidades terem sido mais incidentes, as lives cumpriram importante papel de informação para docentes e profissionais conhecerem a temática, mesmo que previamente.

Palavras-chave : live; altas capacidades; formação docente; lives no YouTube.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )