SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Trajetória de vida e formação profissional da professora Fátima Sampaio da Silva (1972-1994)A formação interdisciplinar da bibliotecária e educadora Zila da Costa Mamede (1928-1985) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

PIZATTO, Adriana Mendonça; FURTADO, Alessandra Cristina  e  CORREA, Rosa Lydia Teixeira. Aproximações sobre formação de mulheres professoras no Instituto de Educação em Belém (PA) e na Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados (MS) (1974 a 1991). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11636.  Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11636.

Este artigo analisa a formação de professores nos cursos de magistério do Instituto de Educação em Belém, no estado de Pará, e da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, com o intuito de compreender a participação das mulheres nesses dois cursos, no período de 1974 a 1991. Tem como cerne das questões norteadoras se houve ou não a presença de mulheres e consequente feminização para o magistério nesses cursos. Metodologicamente, o trabalho foi realizado por meio das pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados indicaram que a presença de mulheres nos dois cursos se deu de modo significativo, o que permite concluir que, embora em números diferenciados, a formação nas duas instituições acompanha e, ao mesmo tempo, alarga uma tendência em curso desde as primeiras décadas do século XX.

Palavras-chave : formação de professores; curso de magistério; mulheres professoras..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )