Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
PIZATTO, Adriana Mendonça; FURTADO, Alessandra Cristina e CORREA, Rosa Lydia Teixeira. Aproximações sobre formação de mulheres professoras no Instituto de Educação em Belém (PA) e na Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados (MS) (1974 a 1991). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11636. Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11636.
Este artigo analisa a formação de professores nos cursos de magistério do Instituto de Educação em Belém, no estado de Pará, e da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, com o intuito de compreender a participação das mulheres nesses dois cursos, no período de 1974 a 1991. Tem como cerne das questões norteadoras se houve ou não a presença de mulheres e consequente feminização para o magistério nesses cursos. Metodologicamente, o trabalho foi realizado por meio das pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados indicaram que a presença de mulheres nos dois cursos se deu de modo significativo, o que permite concluir que, embora em números diferenciados, a formação nas duas instituições acompanha e, ao mesmo tempo, alarga uma tendência em curso desde as primeiras décadas do século XX.
Palavras-chave : formação de professores; curso de magistério; mulheres professoras..