SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Aproximações sobre formação de mulheres professoras no Instituto de Educação em Belém (PA) e na Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados (MS) (1974 a 1991)A criação da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo para a formação de mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ARAUJO, Marta Maria de; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura  e  PRAXEDES, Ana Luiza Medeiros Pires. A formação interdisciplinar da bibliotecária e educadora Zila da Costa Mamede (1928-1985). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11498.  Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11498.

Defende-se, neste artigo, a tese de que a educação desempenha uma função pedagógica no processo formativo do indivíduo. A partir dessa afirmação e, ainda, em consonância com o corpus da pesquisa (entrevistas, cartas, etc.), procura-se delinear - à luz dos escritos de Nobert Elias Sobre o tempo e A sociedade dos indivíduos, observando a contingência da dimensão temporal - as experiências interdisciplinares formativas, o exercício especializado da Biblioteconomia e da docência em suas intersecções institucionais e, igualmente, as redes de sociabilidade da intelectual Zila Mamede no curso de sua vida. Confirmada a proposição à partida, consolida-se a prova da eminência das experiências formativas interdisciplinares, que são interdependentes em relação à sociedade, às redes de sociabilidade do indivíduo e às temporalidades.

Palavras-chave : experiências formativas; educação universitária; redes de sociabilidade; temporalidades..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )