SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A criação da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo para a formação de mulheresA formação das normalistas na Escola Estadual de Campina Grande (1960-1971) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ALVES, Laura Maria Silva Araújo  e  CONCEICAO, Lília Batista da. Os internatos e a educação de mulheres nos romances de escritoras paraenses. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11579.  Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11579.

O presente artigo tem como objetivo analisar a educação de mulheres nos internatos, a partir de produções literárias de Eneida de Moraes, Lindanor Celina e Maria Lúcia Medeiros. Esta investigação justifica-se pela importância de fomentar discussões relevantes sobre a educação feminina nos internatos durante o século XX no Norte do país, especialmente em Belém, Pará, por meio de fontes literárias. Tendo em vista essas discussões, o embasamento teórico se fundamenta em Bourdieu (1996, 2004), Volóchinov (2021) e assim por diante. Nessa perspectiva, criar internatos educativos para mulheres foi uma tentativa de conquistar a hegemonia no campo da educação na Amazônia, pois não era um ideário de educação moderna, mas em acreditar na regeneração da sociedade pela educação intelectual, moral e religiosa para a educação feminina.

Palavras-chave : internato; escritoras; meninas; educação; literatura..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )