SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Os internatos e a educação de mulheres nos romances de escritoras paraensesAtuação das mulheres na extensão universitária na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de  e  SENA, Fabiana. A formação das normalistas na Escola Estadual de Campina Grande (1960-1971). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11503.  Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11503.

Este estudo tem como objetivo identificar o currículo formulado para a Escola Normal Estadual de Campina Grande, na Paraíba, criada em 1960, sendo a primeira instituição pública dessa cidade para a formação de professoras normalistas, dentro de um contexto histórico de consolidação das Escolas Normais ainda no século XX. A pesquisa de cunho documental tem como suporte metodológico o Paradigma Indiciário, por meio do qual se selecionaram as fontes - fichas individuais de matrícula - e se identificou uma quantidade significativa de vestígios que nos aproximam da história do currículo de formação das normalistas. A pesquisa se limitou ao período de criação da escola, em 1960, estendendo-se até 1971, quando o ensino normal foi desconfigurado a partir da Lei nº 5.692/71. Ao examinar o corpo de fichas desse período, constatou-se que a educação feminina na Escola Normal Estadual de Campina Grande teve como foco a naturalização da mulher e o seu aperfeiçoamento com alguns traços de uma cientificidade para a educação com crianças.

Palavras-chave : formação; normalista; currículo; formação profissional; século XX..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )