Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da Faculdade de Educação
versão impressa ISSN 0102-2555
Resumo
RUIZ, Adriano Rodrigues e CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O conceito de proporcionalidade. Rev. Fac. Educ. [online]. 1990, vol.16, n.1-2, pp.97-131. ISSN 0102-2555.
Neste trabalho testamos uma metodologia para o ensino de proporções, com ênfase na formação do conceito de proporcionalidade, levando em consideração o fato de que o raciocínio proporcional envolve uma estrutura de pensamento bastante complexa. Com essa preocupação, desenvolvemos as atividades de ensino, explorando situações manipulativas e utilizando conceitos que apresentam parentesco próximo com proporções. Isso possibilitou aos alunos compreender a inclusão dos dois pares de termos que constituem uma proporção nos conjuntos domínio e imagem da função linear, que é modelo de invariança das proporções.
Palavras-chave : Ensino de Matemática; Formação de Conceito; Raciocínio Proporcional; Função Linear.