Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da Faculdade de Educação
versão impressa ISSN 0102-2555
Resumo
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. A História da Ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula. Rev. Fac. Educ. [online]. 1993, vol.19, n.2, pp.245-256. ISSN 0102-2555.
O Grupo de Pesquisa em didática de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo é um grupo interdisciplinar, constituído por professores de primeiro, segundo e terceiro graus, que trabalham com o ensino de física, química, matemática, biologia e formação de professores. Inicialmente o grupo teve como proposta estudar como as crianças e adolescentes constroem os conceitos de ciências (psicogênese dos conceitos) tendo por hipótese que esse conhecimento seria uma variável importante na construção do ensino desenvolvido na escola de primeiro e segundo graus ( Coll, 1985, 1990). Vários trabalhos foram feitos nessa linha de investigação. Procuramos conhecer a evolução dos conceitos de aceleração, quantidade de movimento, velocidade angular, transformação de matéria, centro de massa, campo de força, semelhança de figuras geométricas e o conceito de decomposição da matéria.