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Educação e Pesquisa
versão impressa ISSN 1517-9702
Resumo
CUNHA, Marcela Brandão. Possíveis relações entre percepções de violência dos alunos, clima escolar e eficácia coletiva. Educ. Pesqui. [online]. 2014, vol.40, n.4, pp.1077-1092. ISSN 1517-9702. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000010.
Este artigo busca verificar a relação entre clima escolar e percepções de violência dos alunos, no que diz respeito ao testemunho e ao envolvimento em contextos de violência. O referencial teórico se baseia na articulação entre duas teorias de áreas distintas: clima escolar e eficácia coletiva, sendo a primeira originária de estudos a respeito da eficácia escolar e efeito-escola e a segunda desenvolvida no âmbito da sociologia urbana. Essa relação foi pensada ao serem identificadas convergências consistentes entre as referidas perspectivas. No que se refere à metodologia, foram analisados dados quantitativos provenientes de um survey realizado no Rio de Janeiro sobre juventude e violência, fruto de uma parceria entre pesquisadores de três universidades: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Cândido Mendes (UCAM). Resultados preliminares mostram associação negativa entre indicadores de clima escolar e de percepções de violência dentro da escola. Isso sugere que em escolas cujos alunos relatam um maior número ocorrências de violência o clima escolar é avaliado negativamente por eles. Além dessa convergência verificada com a hipótese do estudo, outros dados apontam relações entre percepções de violência dentro e fora da escola e associação entre percepções a respeito da existência de drogas e de violência no espaço escolar. Contudo, em relação aos referidos resultados, vale enfatizar o caráter exploratório das análises
Palavras-chave : Clima Escolar; Eficácia Coletiva; Percepções de Violência.