Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Pesquisa
versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634
Resumo
FERNANDEZ-RIVAS, María e ESPADA-MATEOS, María. A postura dos professores de Educação Física em relação ao trabalho cooperativo e à centralidade do aluno na experiência de aprendizagem. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e190409. Epub 31-Maio-2019. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945190409.
O trabalho cooperativo propicia uma melhora na aprendizagem, na interação e na comunicação entre os estudantes. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar a postura dos professores de Educação Física em relação à aprendizagem cooperativa a fim de aprimorar as experiências de ensino cuja centralidade esteja no aluno. Nossa amostra inclui 455 professores de Educação Física (70,8% homens, 29,2% mulheres, cuja idade varia de 30 a 50). Foi realizada uma análise estatística inferencial, com o uso de testes distintos (ANOVA e Welch). Os resultados desta pesquisa mostram que a postura dos professores de escolas públicas é mais positiva do que a dos professores de escolas semi-privadas no que se refere ao aumento da responsabilidade (p=.002) e aos debates em grupo. Além disso, os professores de escolas públicas consideram que a aprendizagem cooperativa em seu ambiente de trabalho traz mais benefícios à comunicação em grupo (p=.000) e à coesão do trabalho grupal (p=.001) do que no ambiente de trabalho das escolas semi-privadas e privadas. Constatou-se, também, que os professores com menos experiência docente têm uma postura mais positiva em relação à aprendizagem cooperativa do que seus colegas mais experientes, pois os primeiros consideram que este método contribui para o desenvolvimento de uma série de habilidades dos alunos, tais como a interação social, o desenvolvimento de hábitos de convivência, responsabilidade e corresponsabilidade, melhores relações interpessoais, debates em grupo etc.
Palavras-chave : Aprendizagem cooperativa; Educação física; Centralidade; Postura; Experiência docente.