Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Pesquisa
versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634
Resumo
TSAMIYAH, Levi e SEIDL, Ernesto. Uma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições Waldorf. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e258607. Epub 28-Abr-2023. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349258607.
Este artigo discute as estratégias de escolarização de grupos familiares culturalmente privilegiados com base na análise dos processos de escolha da escola para a prole. A pesquisa de campo foi realizada em Florianópolis/SC entre 2017 e 2019. O material mobilizado consistiu de 14 entrevistas com mães e pais que têm seus filhos matriculados em uma das sete escolas investigadas, além de oito entrevistas com professoras das instituições e a observação participante de um conjunto de 15 eventos escolares. O objetivo central foi estudar a relação entre os condicionantes sociais e culturais das famílias e as formas de escolarização dos filhos, tomando instituições Waldorf como terreno empírico. As principais conclusões apontam para a importância do capital social familiar ao longo do processo de escolha escolar, assim como de disposições compatíveis com as prescrições da Pedagogia Waldorf, com destaque a um altíssimo investimento de tempo e de energia na escolarização dos filhos e em interações com a instituição.
Palavras-chave : Estratégias de escolarização; Escolha do estabelecimento de ensino; Mobilização familiar; Relação escola-família; Escola Waldorf.