SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Investigação científica em Angola: desafios e estratégias para a autonomia nacionalO que nudes e divulgação não autorizada de imagens íntimas têm a lembrar à escola? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

TSAMIYAH, Levi  e  SEIDL, Ernesto. Uma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições Waldorf. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e258607.  Epub 28-Abr-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349258607.

Este artigo discute as estratégias de escolarização de grupos familiares culturalmente privilegiados com base na análise dos processos de escolha da escola para a prole. A pesquisa de campo foi realizada em Florianópolis/SC entre 2017 e 2019. O material mobilizado consistiu de 14 entrevistas com mães e pais que têm seus filhos matriculados em uma das sete escolas investigadas, além de oito entrevistas com professoras das instituições e a observação participante de um conjunto de 15 eventos escolares. O objetivo central foi estudar a relação entre os condicionantes sociais e culturais das famílias e as formas de escolarização dos filhos, tomando instituições Waldorf como terreno empírico. As principais conclusões apontam para a importância do capital social familiar ao longo do processo de escolha escolar, assim como de disposições compatíveis com as prescrições da Pedagogia Waldorf, com destaque a um altíssimo investimento de tempo e de energia na escolarização dos filhos e em interações com a instituição.

Palavras-chave : Estratégias de escolarização; Escolha do estabelecimento de ensino; Mobilização familiar; Relação escola-família; Escola Waldorf.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )