SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Os rastros do silêncio em três romances do conflito armado colombianoTinta e espelhos: a autoetnografia como aposta feminista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

HENRIQUES, Fernanda da Silva. Sem contar mulheres e crianças: procurando o subtexto de género na Laudato Si’. Rev. Estud. Fem. [online]. 2024, vol.32, n.1, e90603.  Epub 01-Jan-2024. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n190603.

A Encíclica Laudato Si’ (louvado sejas), do Papa Francisco, tornou-se uma referência incontornável nos debates contemporâneos sobre a questão ecológica por ser um texto com um diagnóstico fundamentado da situação de crise global que o mundo atravessa, apontando propostas importantes para a enfrentar. Texto de diálogo e aberto ao diálogo, contudo, essa abertura não se refere às mulheres, dado que reproduz o olhar tradicional sobre elas, um olhar que as vê, mas não as toma em linha de conta, como aponta o título escolhido para este trabalho, onde se pretende mapear, na Encíclica, os traços que demonstram que ela não contou com as mulheres, antes, as ignorou ou retomou perspectivas doutrinais que as secundarizam e diminuem o seu valor social e ontológico, ignorando, assim, as décadas de debates que as mulheres, dentro e fora da Igreja, têm desenvolvido em torno do que significa ser mulher.

Palavras-chave : Laudato Si’; linguagem; paradigma; discriminação; feminismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )