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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
SANTOS, Ilka Schapper e MICARELLO, Hilda. Letramento, alfabetização e o fortalecimento da identidade sociocultural de segmentos historicamente excluídos. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.73-83. ISSN 0104-7043.
O texto apresenta reflexões acerca das repercussões da inserção em práticas socioculturais de leitura e escrita para o fortalecimento das identidades individuais e coletivas de jovens e adultos alfabetizandos, com base na experiência desenvolvida no âmbito do Projeto Todas as Letras de alfabetização e letramento de jovens e adultos, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Solidário da Central Única dos Trabalhadores em parceria com a Petrobrás, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com a chancela da Unesco e o apoio da Scania do Brasil, como parte do Projeto Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação. Inicialmente fazemos algumas considerações acerca das dimensões individual e coletiva do letramento. Sob a perspectiva de análise dos gêneros textuais como um continuum tipológico (MARCUSHI, 2001), que se realiza nas modalidades oral e escrita, refletimos sobre as repercussões da apropriação dos diferentes gêneros textuais para a inserção dos alfabetizandos em práticas, orais e escritas, mediadas pela presença do texto escrito. Por fim, apresentamos alguns excertos do corpus empírico da pesquisa, coletados com base em produções de textos e atividades de escrita realizadas pelos alfabetizandos, além de entrevistas e questionários respondidos pelos participantes do Projeto, analisando-os à luz dos aportes teóricos anteriormente apresentados.
Palavras-chave : Letramento; Oralidade; Educação de Jovens e Adultos.