Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
LOUIS, Roland e BAKARY, Sammadé. Avaliação do dispositivo de formação contínua dos professores das escolas fundamentais do Mali: o caso das comunidades de aprendizagem. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.139-149. ISSN 0104-7043.
Este artigo apresenta o processo de avaliação de um dispositivo de formação posto em prática no Mali, destinado a aperfeiçoar o ensino-aprendizagem nas escolas de ensino fundamental do país. O Ministério de Educação do Mali havia escolhido um modelo particular de formação contínua de professores, denominado Comunidades de Aprendizagem de Professores (CA). Após mais de três anos de funcionamento do modelo, uma avaliação do dispositivo foi realizada pelo autor principal deste artigo. Esta avaliação visava aos seguintes objetivos: fornecer às pessoas interessadas as informações necessárias, permitindo a tomada de decisão quanto a possíveis correções; formar avaliadores locais capazes de conduzir, de maneira periódica, a avaliação desse dispositivo de formação.
Palavras-chave : Avaliação do Dispositivo de Formação; Modelo de Stufflebeam; Comunidade de Aprendizagem.