Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SILVA, Francisca de Paula Santos da e BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.23-36. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42003.
Este artigo apresenta os fundamentos da metodologia de investigação e pesquisa mais conhecida como Design-Based Research (DBR), e que defendemos ter em português como o melhor termo de designação Pesquisa de Desenvolvimento. O trabalho inicia contextualizando o porquê da adoção dessa abordagem metodológica, analisando como surgiu. Depois oferece orientação sobre como utilizar essa abordagem para a pesquisa e desenvolvimento de aplicações em várias áreas, mais propriamente para o desenvolvimento de propostas de processo cognitivo em ambientes digitais educacionais.
Palavras-chave : Pesquisa de Experimentação; Design-Based Research; Metodologia de Pesquisa; Design Cognitivo.