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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
CARABALLO-ROMAN, Rosario; GONZALEZ-MONTEAGUDO, José e HERNANDEZ-CARRERA, Rafael M.. Educação popular e formação para o emprego. O caso da Escola Técnica Parque Miraflores em Sevilha (Espanha). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.121-131. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.010.
Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral.
Palavras-chave : Educação Popular; Formação para o Emprego; Metodologias Participativas; Alunos Vulneráveis.