Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
DIAS, Alfrancio Ferreira; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de e OLIVEIRA, Danilo Araujo de. Notas sobre o processo de inclusão/exclusão de uma professora transexual. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.145-158. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.011.
O propósito deste texto, influenciado pelas perspectivas pós-estruturalista e póscrítica, é refletir sobre o processo formativo e a atuação profissional de uma professora transexual, a partir das políticas e práticas de regulação e subjetivação corporal e de gênero presentes no campo da educação. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevista narrativa, em que Lohanna expõe suas experiências de violências e sofrimentos, conquistas e lutas como estudante e professora. Suas narrativas indicam que as desestabilizações que pessoas transexuais provocam, ainda com grandes danos para elas, contêm possibilidades de desconstrução e desaprendizagem das regulações de gênero; e propõem o imperativo ético das instituições educativas transformarem suas práticas violentas e excludentes.
Palavras-chave : Transexualidade; Corpo; Gênero; Formação Docente.