Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
DORING, Katharina. Ouvindo a diversidade musical do mundo para uma educação musical cognitiva “além das fronteiras”. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.27-46. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3572.
Os campos de educação musical e etnomusicologia nas pesquisas acadêmicas estão cada vez mais próximos na medida em que o Brasil busca reconhecer e integrar as músicas da tradição oral, de matrizes africanas e indígenas entre outras, como patrimônio imaterial e como conteúdos musicais na educação básica. Procuro tecer entre pesquisas interdisciplinares dos campos da etnomusicologia, educação musical, estudos culturais e cognição musical um diálogo crítico e interativo que possa ajudar a elaborar novos parâmetros para uma educação musical baseada na diversidade musical brasileira e das músicas do mundo.
Palavras-chave : Educação Musical; Etnomusicologia; Estudos Culturais; Diversidade Musical.