Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
POBLETE LAGOS, Carlos. Formação docente em música: uma aproximação histórica a partir de três Universidades. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.97-109. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3597.
O presente artigo apresenta um panorama histórico da evolução da formação inicial docente em música, baseado no desenvolvimento da pedagogia em música na Universidade de Chile, a Universidade de Concepción e a Universidade de La Serena, três das instituições com mais longa trajetória na formação docente em música no Chile. As fontes consultadas foram principalmente arquivos documentais e, em menor grau, entrevista semiestruturadas dirigidas a professores e acadêmicos das três universidades. Os resultados permitem visualizar uma origem comum entre as propostas formativas, seguida de diferentes padrões de evolução em relação às caraterísticas locais das instituições. Finalmente, um olhar longo da história permite reconhecer regularidades entre as universidades, sobre o impacto que têm as mudanças no contexto externo, no interior das instituições e nas suas propostas de formação.
Palavras-chave : Educação Musical; Formação de Professores; Universidades Chilenas.