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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
GERISCHER, Christiane. Educação musical em contextos sociais - um programa de estudo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.123-137. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3582.
Este artigo descreve as considerações fundamentais da formação acadêmica “Pedagogia da Música no Trabalho Social”, conceituada e realizada em Potsdam, Alemanha. Com base nos conhecimentos sobre os possíveis benefícios da educação cultural e musical para os fins do trabalho social, principalmente o empoderamento dos indivíduos, a participação social e a inclusão, o autor especifica as necessidades e competências para a profissionalização neste campo. Exemplos de experiências de alunos e graduados com educação musical em jardins de infância, clubes de jovens e outras instituições sociais tornam claro o objetivo da qualificação. A importância das experiências estéticas e da educação estética nos contextos de trabalho social constitui o marco teórico para uma combinação interdisciplinar de competências em educação musical com uma qualificação acadêmica em pedagogia social. A avaliação da pedagogia musical nos contextos sociais aponta para a necessidade de uma qualificação musical artística como fundamental para a implementação bem-sucedida da educação musical no contexto da educação estética e cultural no âmbito do trabalho social.
Palavras-chave : Educação Musical e Pedagogia Social; Experiência Estética na Educação.