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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
MENDES, Maria da Conceição Barbosa; MANUEL, Tuca e CARVALHO, Isabel Maria Romero Fernandez de. A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PRÁTICAS E LÓGICAS DE ACESSO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.55, pp.58-69. Epub 14-Out-2020. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p58-69.
Este trabalho sintetiza reflexões sobre a gestão do Ensino Superior (ES) em Angola, escrutinando as práticas e lógicas inerentes ao acesso. Os exames de acesso são trazidos ao palco, discutindo as suas configurações enquanto problemática de gestão, e a tendencial desarticulação entre estes e o perfil dos candidatos. A interpretação da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (LBSEE) e do Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior constituiu-se procedimento metodológico fundamental, permitindo aferir a relação entre o referente e o referido, em termos do perfil de saída e de entrada. A identificação de desarticulações entre o Ensino Geral e o Ensino Superior, no que diz respeito aos perfis de saída e ao cumprimento dos objetivos pedagógicos, constitui o principal resultado do estudo, com base no qual foram apresentadas algumas alternativas.
Palavras-chave : Avaliação; Acesso ao ensino superior; Exames de acesso; Gestão; Perfil de entrada.