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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
SA, Maria José Ribeiro de e SILVA, Maria das Graças. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.56, pp.162-177. Epub 14-Out-2020. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177.
O texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar.
Palavras-chave : Escola indígena; Saberes culturais; Interculturalidade.