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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
(PPGEDUC/UNEB), Webert Ribeiro de Oliveira e (PPGEDUC/UNEB), Luciano Costa Santos. ENSINO DE FILOSOFIA FRENTE AOS DESAFIOS DA ESCOLA SEM PARTIDO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.58, pp.201-215. Epub 15-Dez-2020. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p201-215.
O objetivo deste artigo é repensar o ensino de filosofia à luz de uma reflexão crítica sobre o movimento Escola Sem Partido. Com base no pensamento de Paulo Freire, colocamo-nos diante de um horizonte de alteridade ética, de inspiração utópica, que toma o educando como principal razão de ser da aprendizagem. As narrativas do movimento Escola Sem Partido, por sua vez, quando recorrem à postura acrítica de neutralidade axiológica no ambiente escolar, agem sob o pressuposto de que os valores da família tradicional se encontram ameaçados pela ideologia de gênero. A censura à diversidade resulta no delineamento de uma única concepção política. Assim, as narrativas jurídicas e persecutórias do movimento Escola Sem Partido acabam produzindo um reforço da educação bancária. Não obstante, o bom ensino de filosofia requer a criação do saber em uma mediação cognitiva, aberta e dinâmica, entre sujeitos cognoscentes e fenômenos cognoscíveis. Na busca da dimensão ontológica do humano, à luz da pedagogia de Freire, encontramos no método dos círculos de cultura um desejo de democratização da palavra, constituindo como fonte de sentido o compartilhamento do poder através da participação consciente.
Palavras-chave : Ensino de filosofia; Escola Sem Partido; Ética da alteridade..