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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
FREITAS, Josenildes. PERRO VIEJO, DE TERESA CÁRDENAS, E A PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL NA AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.103-117. Epub 16-Dez-2021. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p103-117.
Neste texto pretendo discutir sobre a importância de se promover um ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) inclusivo sobre temas como representação, diáspora, acesso da população negra à educação, e ensino-aprendizagem em perspectiva étnico-racial, e que proponho aqui a partir de um trabalho pedagógico com o romance infanto-juvenil Perro Viejo (CÁRDENAS ÁNGULO, 2005), da escritora afro-cubana Teresa Cárdenas Ángulo, a ser realizado com estudantes do Ensino Médio, considerando as possibilidades que a obra oferece para o exercício de uma prática docente sensível às identidades que compõem a sala de aula e pautada no resgate da memória da diáspora negra na América Latina. Para justificar a pertinência desse trabalho, retomo o debate promovido por intelectuais negros, como Nazaré Lima, Florentina Souza, Petronilha Silva, Ione Jovino, Sueli Carneiro, Nilma Lino, Luis Alberto Gonçalves, Stuart Hall e Achile Mbembe sobre temas como representação, diáspora e acesso da população negra à educação, ao ensino e à aprendizagem em perspectiva étnico-racial.
Palavras-chave : Ensino de espanhol; Identidade étnico-racial; Diáspora; Perro Viejo.