Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
REIS, Darianny Araújo dos e NEGRAO, Felipe da Costa. O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DO CURRÍCULO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.174-187. Epub 25-Out-2022. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p174-187.
O presente artigo reflete como as Tecnologias Digitais (TD) podem contribuir para ressignificar o fazer docente em contextos de ensino e aprendizagem, pois, ao mesmo tempo em que causam expectativas por representar o “novo”, em contrapartida, provocam tensões em relação à prática educativa, no que tange, especialmente, às formas de apropriação e implementação por parte do docente, individualmente ou pela adesão de um projeto coletivo. Com as repentinas mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19, a utilização das TD, a fim de que as aulas prosseguissem, tornou-se imperativa, da educação básica ao ensino superior. A análise empreendida está suportada na pesquisa bibliográfica, na qual buscou privilegiar o levantamento de estudos voltados à relação entre o ensino remoto, o currículo e a prática pedagógica. Como resultados apontamos que a apropriação pedagógica das TD se impõe como um dos desafios à ação docente e à sua agência como decisor curricular, especialmente com o ensino remoto, bem como exige a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades técnicas e pedagógicas para o melhor aproveitamento das tecnologias em razão, particularmente, das aprendizagens e formação dos estudantes.
Palavras-chave : tecnologias digitais; ensino remoto; formação do professor; prática pedagógica.