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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
PAES, Luciane Rocha; ARAUJO, Jucinôra Venâncio de Souza e SANTOS, Rita Floramar Fernandes dos. EPISTEMOLOGIA INTERCULTURAL DECOLONIAL E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM CONTEXTO URBANO: ENTRE FORMAÇÃO/IDENTIDADE/PRÁXIS DE PROFESSORES INDÍGENAS NA CIDADE DE MANAUS-AM. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.150-172. Epub 25-Out-2022. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p150-172.
Este texto tem por objetivo fazer uma interlocução entre a epistemologia intercultural decolonial e a educação escolar indígena a partir dos aspectos das práxis de resistência e de identidade de professores indígenas em contexto urbano na cidade de Manaus-AM. A pesquisa é de cunho qualitativo decolonial, visa promover discussões acerca das perspectivas diversificadas de educação escolar dos povos indígenas, tendo como metodologia a pesquisa teórica e de campo, evidenciando o trabalho de duas professoras indígenas, dos povos Tikuna e Kokama. Constatou-se que há limitações, desafios e contradições nesse processo de educação decolonial, porém as práticas educativas empreendidas por essas docentes indígenas possibilitam a aprendizagem das tradições socioculturais de seus povos, sua autoformação, bem como ressignificam suas identidades docentes, mesmo em um contexto adverso urbano predominantemente ocidentalizado.
Palavras-chave : educação diferenciada; epistemologia intercultural decolonial; identidade docente indígena; Tikuna; Kokama.