Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
CAVALIERI, Lúcia; MELLO, Tatiana de Freitas Ordonhes de e TIRIBA, Lea Velocina. NOTAS DE UMA METODOLOGIA CONTRACOLONIAL TEÓRICO-BRINCANTE: ENCONTROS DE EDUCADORAS E EDUCADORES A ‘QUAL’ DISTÂNCIA?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.173-190. Epub 25-Out-2022. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p173-190.
Este texto compartilha resultados de pesquisa de produção de práticas ecológicas, populares e libertárias na formação continuada de educadoras/es de escolas do campo e da cidade, assim como de territórios originários e tradicionais brasileiros, vividos no contexto de projetos coletivos de extensão de um grupo de pesquisa de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é apresentar os princípios que inspiram e corporificam uma metodologia contracolonial teórico-brincante. Para isso, fazemos um recorte de um curso de extensão produzido e promovido pelo nosso grupo de pesquisa em 2021. Como recurso metodológico de análise, optamos por uma cartografia que traça fios de palavras, imagens, gestos e conceitos expressos por educadoras/es, entrelaçando-os com os rituais e as vivências concebidos nos encontros durante o curso. Observamos que, mesmo a longa distância, a luta pelo direito à natureza nos convoca, nos une e amplia o compromisso com as infâncias e com a natureza.
Palavras-chave : metodologia contracolonial teórico-brincante; formação de professores; crianças e natureza.