Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
ROCHA, Ivana Aparecida de Araujo e SARAVALI, Eliane Giachetto. IDENTIDADE, DIVERSIDADE E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS: PESQUISA-AÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.67, pp.75-97. Epub 13-Jan-2023. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p75-97.
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa-ação cujos objetivos consistiram em analisar as noções que alunos do Ensino Fundamental possuem acerca da identidade, da diversidade e da cultura dos povos indígenas, bem como promover uma intervenção pedagógica sobre o tema. Participaram do estudo 27 alunos do quinto ano, de uma escola da rede particular localizada no interior paulista. Na fase diagnóstica, os estudantes, submetidos a uma entrevista semiestruturada, apresentaram ideias em que os indígenas são reconhecidos somente por aspectos aparentes e caricatos, com argumentos alicerçados em estereótipos. Na fase de ação, foram desenvolvidas com a turma dezenove atividades planejadas, com o intuito de fornecer informações, promover o debate e trocas, que possibilitaram a valorização dos povos originários do nosso País. Os resultados da fase de avaliação demonstraram avanços nas crenças dos participantes que se desprenderam de estigmas e passaram a valorizar a diversidade e a cultura desses povos.
Palavras-chave : povos Indígenas; pesquisa-ação; ensino fundamental; intervenção pedagógica.