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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
SANTOS, Jaciete Barbosa dos; SOUZA, Lucimêre Rodrigues de e DIAS, Viviane Borges. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE BULLIYNG E FORMAS DE ENFRENTAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.42-58. Epub 17-Ago-2023. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p42-58.
A violência escolar é um fenômeno antigo que se mantém através do tempo. Na contemporaneidade, vem sendo relatada outra forma de violência no ambiente escolar que tem tomado dimensões cada vez maiores, denominada bullying. Trata-se de uma intimidação psicológica ou física, intencional e reincidente, dirigida a uma pessoa vista como frágil por seus agressores. A pesquisa tem vinculação com a temática da violência escolar, manifestada na forma de bullying, especialmente em relação aos estudantes em situação de inclusão. Objetivou-se analisar as concepções de docentes do estado da Bahia sobre o bullying e possíveis formas de enfrentamento no contexto escolar. O estudo se fundamenta no referencial da Teoria Crítica da Sociedade, principalmente, a partir de formulações de Adorno. As análises resultaram de entrevistas com professores de escolas públicas de duas cidades baianas, marcadas por alto índice de violência. Verificou-se a inexistência de uma clareza conceitual sobre o bullying e, em alguns casos, uma relativização das situações identificadas como algo comum ao cotidiano escolar ou visto como brincadeira por parte dos professores. Percebe-se que o contexto escolar é parte da cultura e acaba sendo (re)produtor de violência. A Educação Inclusiva tem se mostrado eficaz no enfrentamento do preconceito, mas o bullying é mais complexo, requer uma formação cultural mais ampla, capaz de atenuar a indiferença no indivíduo diante do próprio humano que ele não reconhece em si, por desumanizar-se.
Palavras-chave : bullying; concepções de professores; formas de enfrentamento; violência escolar; educação inclusiva.