Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
FERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolati; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz e SANTOS, Claudiene. O QUE ENSINAM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SOBRE MULHERES BRASILEIRAS DA CIÊNCIA?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.148-169. Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p148-169.
Este Corpos, gêneros e sexualidades apresenta resultados de pesquisa sobre ensinamentos de livros didáticos de Biologia, aprovados em editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), acerca das mulheres brasileiras da ciência. A pesquisa, apoiada nos Estudos Culturais, Feministas e em conceitos foucaultianos, tomou a noção de livro didático como dispositivo, documento e artefato cultural. Recorreuse à análise documental realizada sobre os editais do PNLD - 2012, 2015 e 2018, além dos livros didáticos selecionados. Nos livros analisados, a presença das mulheres brasileiras da ciência, ora é localizada em uma abordagem que contribui para (re)produção e veiculação de uma história da ciência marcada pelo viés androcêntrico, ora apresenta algumas rupturas, descontinuidades e fissuras com tal história. A partir das análises é possível afirmar que as rupturas, descontinuidades e fissuras são vestígios potenciais para a subversão do discurso hegemônico (sexista) e possibilitam outras educações no que tange à veiculação de saberes sobre gênero, mulheres, ciência e cientistas.
Palavras-chave : Gênero e ciência; Gênero e educação; Ensino de Biologia; livro didático..