Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
CORADINI, Fábio dos Santos e SANTOS, Edméa Oliveira dos. ETNO(QUEER)HIPERGRAFIA: AUTORIAS TRANS NO INSTAGRAM. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.235-249. Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p235-249.
O presente Corpos, gêneros e sexualidades tem como objetivo compreender como as autorias de pesquisadoras trans/travestis foram forjadas no Instagram, a partir de uma etno(queer)hipergrafia online, noção derivada da dissertação de mestrado de um de seus autores. O respectivo estudo, com suporte no referencial teórico dos Estudos Queer e abordagem a partir da cibercultura e da pesquisa-formação, dialoga com as questões sobre autoria e hiperescrita de si, analisando o “ser e estar” na rede. A experiência da etno(queer)hipergrafia permitiu a análise sobre uma múltipla linguagem proporcionada pela convergência das mídias no Instagram. Partimos do diálogo com as pesquisadoras trans, que habitam e não habitam o espaço acadêmico, visando a desbravar um vasto corpo de produções científicas que operam em rede e com autoria. Portanto, ao compreender a importância das autorias trans para o campo intelectual, avançamos para questões que adentram o campo da docência universitária, do fazer político e da efetivação da epistemologia trans como campo de produção do saber.
Palavras-chave : Cibercultura; LGBTQIA+; Trans/Travestis; Autoria; Estudos Queer.