SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72“EU ME FIZ PESQUISADOR ANTES DE ME FAZER TRANS”: (RE)EXISTÊNCIAS NO CAMPO CIENTÍFICOPOR UMA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA QUEER?! INTUIÇÕES, DISSIDÊNCIAS E EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

CORADINI, Fábio dos Santos  e  SANTOS, Edméa Oliveira dos. ETNO(QUEER)HIPERGRAFIA: AUTORIAS TRANS NO INSTAGRAM. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.235-249.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p235-249.

O presente Corpos, gêneros e sexualidades tem como objetivo compreender como as autorias de pesquisadoras trans/travestis foram forjadas no Instagram, a partir de uma etno(queer)hipergrafia online, noção derivada da dissertação de mestrado de um de seus autores. O respectivo estudo, com suporte no referencial teórico dos Estudos Queer e abordagem a partir da cibercultura e da pesquisa-formação, dialoga com as questões sobre autoria e hiperescrita de si, analisando o “ser e estar” na rede. A experiência da etno(queer)hipergrafia permitiu a análise sobre uma múltipla linguagem proporcionada pela convergência das mídias no Instagram. Partimos do diálogo com as pesquisadoras trans, que habitam e não habitam o espaço acadêmico, visando a desbravar um vasto corpo de produções científicas que operam em rede e com autoria. Portanto, ao compreender a importância das autorias trans para o campo intelectual, avançamos para questões que adentram o campo da docência universitária, do fazer político e da efetivação da epistemologia trans como campo de produção do saber.

Palavras-chave : Cibercultura; LGBTQIA+; Trans/Travestis; Autoria; Estudos Queer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )