Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478
Resumo
FLORES, Maria Assunção. Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.851-869. ISSN 1413-2478. https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900002.
Neste texto procuramos identificar e analisar os discursos do profissionalismo docente por meio de distintas concepções, características e dimensões. Para tal, convocam-se os autores que mais se têm dedicado a essa temática no panorama internacional. Defende-se, assim, que a análise do profissionalismo docente no quadro atual implica a consideração dos múltiplos discursos que têm emergido nesse domínio, sobretudo aqueles que se associam às chamadas "culturas de performatividade" e de prestação de contas, no intuito de desvelar as implicações (e as contradições) que lhes estão subjacentes, com repercussões nas identidades profissionais dos professores.
Palavras-chave : Profissionalismo Docente; Trabalho Docente; Identidades Profissionais..