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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
LOPEZ, Carlos Monge; ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros; SABORIDO, David Montalvo e SEIJO, Juan Carlos Torrego. Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270015. Epub 24-Fev-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270015.
O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas da adaptação e tradução do Questionário de Fatores de Inovação Docente ao contexto português e compreender o seu significado segundo os professores inovadores. Foi desenvolvido um desenho misto de investigação, combinando técnicas quantitativas (questionário preenchido por 273 professores de primeiro, segundo e terceiro ciclo) e qualitativas (grupo focal numa escola inovadora com um diretor, um orientador e quatro professores). Realizaram-se análises psicométricas do questionário e uma análise qualitativa que confirmou e deu significado aos dados quantitativos. Constatam-se três fatores de inovação em Portugal: participação institucional, abertura psicopedagógica e planeamento didático. Tanto quantitativa como qualitativamente, o primeiro deles é o mais importante na inovação docente. Como conclusão, os fatores principais da inovação docente podem ser autoavaliados por meio de um questionário válido e fiável com professores.
Palavras-chave : desenho misto; grupo focal; inovação educativa; professores; questionário.