Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
PONCE, Hugo Heredia; OLIVA, Manuel Francisco Romero e GONZALEZ, Carlos Gil. TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: USO DO BOOKTUBER PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270057. Epub 30-Jun-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270057.
O artigo é inserido na área de educação, especificamente no campo da alfabetização, leitura e escrita. O objetivo é analisar como a tecnologia aplicada à educação, através do booktuber, pode se tornar uma estratégia para melhorar a expressão oral dos estudantes e sua interpretação crítica da realidade. Foi utilizada uma metodologia de pré-teste quase-experimental, com uma amostra de 44 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um centro educacional de Cádiz (Espanha), divididos em um grupo de controle e um grupo experimental. A implementação foi realizada em nove sessões para trabalhar primeiro a oralidade e depois, a criação de um booktuber. Foram usados questionários para analisar o contexto dos dois grupos, uma rubrica para avaliar sua expressão oral e um questionário para avaliar o sucesso e a aceitação do livro. Foram mostradas diferenças significativas entre os dois grupos, o que justifica a validade do booktuber.
Palavras-chave : tecnologias; booktuber; comunicação oral; quase-experimental.