Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
COSTA, Natália Meireles Santos da; DENTZ, Marisa von e AMORIM, Katia de Souza. Enquanto você (não) dormia: tempos, rotinas e ritmos em negociação no processo de transição do bebê à creche. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270116. Epub 23-Dez-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270116.
O ingresso de bebês em instituições de educação infantil é um fenômeno crescente que vem ganhando maior interesse de pesquisadores. Contudo, para além do foco na separação materna, o campo ainda precisa avançar na noção da transição como um processo de entrecruzamento entre os contextos casa-creche, sendo um dos seus elementos constitutivos as múltiplas dimensões temporais, cultural e socialmente circunscritas, que se estabelecem a partir de um novo cotidiano. Com base em uma abordagem histórico-cultural, discutimos o processo de transição de um bebê-focal do ponto de vista da negociação relacional frente aos (des)compassos de tempos, rotinas e ritmos que se materializam no tempo presente da instituição. Entre os diferentes elementos, o recorte temático estará centrado nas rotinas de sono.
Palavras-chave : transição; creche; bebê; tempo; rotinas.