Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
FREITAS, Ana Paula de e MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Questões textuais em adolescentes com Síndrome de Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.53-62. ISSN 1413-6538.
Este trabalho teve por objetivo analisar questões relativas à coerência e a conversação de adolescentes portadores de Síndrome de Down, dentro de uma perspectiva interacional que enfatiza a relação dialógica entre locutor-ouvinte e não apenas a linguagem do falante de maneira isolada. Para tanto, foram gravadas mensalmente conversas entre quatro a díades adulto-jovem com Síndrome de Down. Após as gravações, as fitas foram transcritas e posteriormente analisadas de acordo com as categorias previamente descritas que indicavam aspectos relevantes da conversa entre a díade. Os resultados indicam que se conseguiu o estabelecimento de um intercâmbio coerente quando o adulto assumiu o papel de resgatador do tópico da conversação e fez com que o jovem voltasse ao assunto por ele introduzido. Os resultados são discutidos considerando-se a importância da disponibilidade em ouvir aquilo que o jovem deseja falar e em se interessar por aquilo que é dito.