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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
DE PAULA, Liana Salmeron Botelho e OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. A motivação social nas interações escolares e o desenvolvimento de crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.183-198. ISSN 1413-6538.
O presente artigo apresenta resultados de um estudo empírico sobre o tema da motivação social em interação de surdos no contexto escolar. A motivação social representa o conjunto dos padrões de interação em que se enquadram as trocas sociais concretas, sendo os mais freqüentes são a cooperação, a competição e o individualismo. Participaram do estudo 05 crianças surdas inseridas, no ano de 2001, em turnos alternados nos contextos de uma escola regular e de escola especial. Procedimentos de análise interpretativa e qualitativa foram utilizados para identificar e compreender os padrões de motivação social presentes nas interações em ambos os contextos. Na sala de aula regular, constatou-se o predomínio de regimes interativos competitivos e individualistas na relação ouvintes/surdos e cooperativos entre os surdos. Na sala de aula da escola especial, contrariamente, predominou a modelo competitivo. Em ambos os contextos, as formas de mediação exercidas pela professora foram determinantes na definição dos padrões de trocas sociais. Esses resultados constituem indicadores para a compreensão em contexto da dinâmica da inclusão educacional dos portadores de surdez severa.
Palavras-chave : Motivação Social; Educação de Surdos; Educação Inclusiva.