Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
MATSUKURA, Thelma Simões e CID, Maria Fernanda Barboza. Conhecendo a realidade de irmãos mais velhos de crianças que possuem necessidades especiais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.355-370. ISSN 1413-6538.
Buscando uma maior compreensão da dinâmica e do processo vivenciado por famílias de crianças que possuem necessidades especiais e, considerando que os irmãos, assim como os pais, vivenciam esta realidade, o objetivo do presente estudo foi investigar os principais aspectos presentes no desenvolvimento e no cotidiano de irmãos mais velhos de crianças portadoras de necessidades especiais, abarcando ambos os sexos. Foram participantes, quatro crianças, duas do sexo masculino e duas do sexo feminino, de seis a onze anos que tinham irmãos portadores de necessidades especiais e suas respectivas mães e professoras. Para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas. Após as transcrições das falas, os conteúdos das entrevistas foram agrupados em temas representativos e, a partir dos mesmos, foi construído o Discurso do Sujeito Coletivo de cada grupo de participantes - criança, mãe e professora. Os principais resultados encontrados revelaram que as crianças apresentam características comuns como: independência, maturidade, bom desempenho escolar, além disso, ajudam os irmãos com necessidades especiais nas tarefas cotidianas e possuem amigos. Os resultados foram discutidos sob o enfoque do desenvolvimento infantil, da dinâmica familiar.
Palavras-chave : Família; Irmãos; Criança com Necessidades Especiais.