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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

COELHO, Carina et al. O Impacto da Consciência Morfológica na Leitura e na Ortografia. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0017.  Epub 14-Abr-2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0017.

A consciência morfológica é caracterizada pela capacidade de refletir e manipular intencionalmente os morfemas. O presente estudo visou caracterizar o desenvolvimento da consciência morfológica em crianças em idade escolar e analisar o seu impacto na leitura e na ortografia. A amostra foi composta por 60 crianças portuguesas com desenvolvimento linguístico típico a frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico, com uma média de idades de 8,6 anos (desvio padrão = 0.1), 30 das quais frequentam o 2º ano e 30 o 4º ano. Os dados foram analisados com recurso a instrumentos de avaliação linguística, leitura e ortografia e testes de consciência morfológica adaptados de outros estudos. Os resultados mostraram uma diferença significativa na consciência morfológica entre o 2º ano e o 4º ano. Embora com diferentes proporções estatísticas, houve uma correlação positiva entre consciência morfológica e leitura, e entre esta capacidade metalinguística e ortográfica em ambos os grupos. É sugerida uma associação entre consciência morfológica e leitura e ortografia e uma diferença nesta correlação entre os dois anos de escolaridade.

Palavras-chave : Consciência morfológica; 1º ciclo; Leitura; Ortografia.

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