SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Relação entre a Ficha de Observação do Desenvolvimento Mental da Criança de Helena Antipoff e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)Necessidades Formativas do Professor Frente à Demanda de Alunos da Educação Especial em Classes Comuns índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

SILVA, Thiago da Silva e  e  GELLER, Marlise. Altas Habilidades ou Superdotação em um Instituto Federal: dos Anseios dos Gestores à Construção de Formação Continuada. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0096.  Epub 14-Abr-2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0096.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os anseios de 11 gestores de um Instituto Federal em relação às Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) e apresentar encaminhamentos relativos a esses anseios no processo de construção de uma formação continuada que atenda aos sujeitos pesquisados. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com observação participante, e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Análise Descritiva Interpretativa. Os resultados indicam que os gestores possuem conhecimentos básicos sobre o conceito e as características dos estudantes com AHSD, de acordo com a Teoria dos Três Anéis de Renzulli, a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e os documentos legais vigentes. No entanto, foram identificadas discrepâncias em relação ao apoio institucional oferecido pelo campus e à identificação e ao atendimento dos estudantes com AHSD. Por fim, conclui-se que é necessário aprofundar e profissionalizar os processos relacionados às AHSD, a partir de uma formação continuada que englobe aspectos teóricos e práticos dessa área e que atenda aos gestores pesquisados.

Palavras-chave : Altas habilidades; Superdotação; Instituto Federal; Gestores; Formação continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )