Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. Dos saberes às competências: o desafio da construção da proposta pedagógica da escola. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.04, pp.87-96. ISSN 1414-4077.
O texto relata os resultados da construção de proposta pedagógica baseada em competências, que estamos desenvolvendo, como parte do projeto Gestão Estratégica de competências e a formação do cidadão trabalhador. Financiado pelo CNPq, tem como objeto de investigação a avaliação de práticas sociais escolares, situadas na Região Sul, procurando mensurar como vêem se desenvolvendo a gestão de processos voltados à formação de competências de cidadãos. A análise centrada no Sistema Educacional Divina Providência tomou a avaliação das práticas escolares como uma necessidade de re-direcionamento do processo de formação para aproximá-lo das comunidades locais redimensionando as relações entre escola e comunidade. Utilizando o Planejamento Estratégico e Pedagógico que contemplam a possibilidade do diagnóstico, da auto-avaliação e, conseqüentemente, da reorganização das ações, e de participação na construção da qualidade do processo educacional é por meio deles que estamos analisando, avaliando e construindo propostas pedagógicas que viabilizem a passagem dos saberes para as competências.
Palavras-chave : Gestão de Competências; Planejamento; Avaliação.