Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
SIQUEIRA, Moema Miranda de. Avaliação docente: implicações éticas. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.01, pp.97-105. ISSN 1414-4077.
O artigo discute a importância crescente da avaliação dos docentes pelos alunos, tanto como instrumento para melhoria da qualidade do ensino, como para a maior democratização das relações sociais nas universidades. Embora reconhecendo as dificuldades de sua implantação, preconiza a adoção de um sistema com objetivo construtivo e não punitivo, centrado no modelo ativo de aprendizagem, com implicações éticas e de compromisso social. Oferece, a título de sugestão, um modelo de instrumento desta avaliação.
Palavras-chave : Avaliação Docente; Avaliação em Universidades; Compromissos Éticos na Avaliação; Modelos de Aprendizagem e Avaliação.