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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
DIAZ BARRIGA, Angel. A avaliação no marco das políticas para a educação superior: desafios e perspectivas. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.02, pp.09-27. ISSN 1414-4077.
Este artigo apresenta um balanço geral sobre as principais tendências em avaliação. De modo particular, o autor observa que vários modelos de avaliação praticados pelos Estados nacionais na América Latina, especialmente no México, com diversas finalidades, se inspiram sem discussão em experiências norte-americanas. Cita como exemplos o Merit Pay, os rankings, a vinculação avaliação-financiamento, o credenciamento, o controle dos rendimentos etc .. O modelo predominante tem sua origem na ideologia da eficiência. Segundo o autor, essas práticas avaliativas deturpam o sentido da avaliação, que deveria ser um processo voltado não para o controle e sim para a melhoria do funcionamento da educação superior.
Palavras-chave : Avaliação Institucional; Educação Superior; Políticas de Avaliação; Níveis de Avaliação; México.