Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
ISKANDAR, Jamil Ibrahim e CANDIOTTO, Kleber B.. Influências do dualismo cartesiano e do materialismo na educação tecnicista brasileira: uma abordagem a partir da filosofia da mente de John Searle. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.03, pp.37-50. ISSN 1414-4077.
Este trabalho apresenta urna reflexão sobre o dualismo cartesiano e o materialismo na Educação Tecnicista brasileira, baseado na filosofia da mente de J. Searle. A exposição elenca alguns fundamentos e a influência que os pensamentos dualista e materialista exerceram no passado e exercem ainda no início deste século. Serão mostrados argumentos que indicam que tanto o dualismo como o materialismo não são suficientemente válidos para uma compreensão mais plausível da realidade. Finalmente, apresentam-se alguns fundamentos da Educação Tecnicista brasileira inspirada nas duas correntes citadas.
Palavras-chave : Educação Tecnicista; Filosofia da Mente; John Searle; Dualismo Cartesiano; Materialismo.