Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
VIEIRA, Lúcia Maria de Assis. A avaliação discente sob múltiplos olhares: alguns referenciais teóricos. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.01, pp.143-163. ISSN 1414-4077.
Esse artigo consiste numa síntese de um quadro teórico elaborado a partir de algumas importantes contribuições no campo da avaliação da aprendizagem na década de noventa. Trata-se de um trabalho de pesquisa que procurou levantar as tendências, os enfoques e os conceitos predominantes na literatura daquele período que tenham contribuído para influenciar (ou não) as práticas avaliativas efetivamente praticadas em sala de aula. Conclui-se que o simples conhecimento das teorias publicadas toma-se insuficiente para influenciar as práticas usuais em classe se não forem empreendidos esforços no sentido de promover o debate, a troca de experiências e a mudança de atitudes do educador frente à problemática da sua formação continuada, especialmente no que se refere às próprias concepções de ensino, aprendizagem e conhecimento.
Palavras-chave : Avaliação; Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem; Avaliação Discente.