Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
RODRIGUES, Maria Socorro Pereira; GUEDES SOBRINHO, Elísio Holanda; SILVA, Raimunda Magalhães da e ROLIM, Karla Maria Carneiro. Avaliação: sentido e complexidade. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.04, pp.207-219. ISSN 1414-4077.
Aborda a qualidade da avaliação, com ênfase no ato de pensar, sentir e agir. Enfatiza a complexidade e o emprego de métodos e técnicas, assim como méritos e conseqüências de uma determinada abordagem avaliativa. Discute padrões, critérios, normas, indicadores e sua ênfase filosófica, assim como o sentido e objetivo da avaliação, voltados para a detecção de obstáculos ao sucesso, proposta de alternativas de mudanças para a solução de problemas, visando ã melhoria dos resultados. Destaca as dimensões formativas da avaliação na perspectiva do aprimoramento humano, direcionada para o crescimento e desenvolvimento, tanto do avaliado quanto do avaliador.
Palavras-chave : Avaliação; Complexidade; Avaliador; Avaliando.