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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
LIMA, Marcos Antonio Martins. A avaliação no contexto histórico brasileiro recente da educação superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.02, pp.83-95. ISSN 1414-4077.
Este artigo procura explicitar uma trajetória histórica da avaliação no contexto da educação superior brasileira, percorrendo diagnósticos e as principais experiências sistemáticas adotadas por governos do país desde 1977 com as primeiras avaliações empregadas pela CAPES para programas de pós-graduação, o PARU em 1983, a Comissão de Notáveis (1985), o GERES, experiências isoladas na UnB, UNICAMP, UFFRN, UFPR e UFC, ô PAIUB em 1993, o Provão ou ENC (1996), a ACO (1998) e a posterior ACE (2002), e o atual SINAES (2003). Desde o seu início, estas experiências confirmam uma avaliação de cunho neoliberal, aplicada por meio de exames e com abordagem educacional profissionalizante, embora se perceba uma evolução de cunho epistemológico e teórico, principalmente no interstício de 10 anos que separam as experiências do PAIUB (1993) e do SINAES (2003).
Palavras-chave : Educação Superior; Brasil; Avaliação da Educação Superior; Auto-Avaliação; Auto-Avaliação de Cursos.