Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação multidimensional de desempenho do estudante. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.03, pp.27-40. ISSN 1414-4077.
O objetivo deste texto é tecer considerações sobre o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE), e propor um modelo multidimensional de análise de mudanças de aprendizagem. São feitas considerações sobre o processo de avaliação de desempenho estudantil, ENADE-2004, e sobre as limitações de análise decorrente do método estatístico utilizado para avaliar os resultados obtidos por amostragem. No decorrer do texto são apresentados três modelos matemáticos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e um modelo multidimensional como proposta de análise de desempenho dos estudantes, abordando limitações do modelo proposto inicialmente e vantagens de se utilizar o novo modelo. A descrição do Modelo de Rasch Multidimensional para Aprendizagem e Mudança (MRMLC) foi feita com base no texto de Embretson (1996).
Palavras-chave : ENADE; Modelo Multidimensional de Análise; Teoria de Resposta ao Item; Desempenho de Estudante.